Quem não se lembra de observar o pai e/ou o avô, diante do espelho do banheiro, o olhar compenetrado para a realização de um barbear rente e liso? Ou, ainda, qual criança não fez a sua própria barba de espuma para participar, inocentemente, desse rito matinal e diário? Que essa nostalgia via na sua rotina, hoje mesmo, com o uso das vintage safety razors!

Elas nunca saíram de moda, na verdade. Só que os recentes avanços tecnológicos permitiram que, além de belas, resistentes e nostálgicas, essas navalhas agregassem muito mais qualidade ao seu barbear.

E, para muitos que ainda estão nos primeiros cortes com esse tipo de aparelho, nós aproveitamos para montar um artigo recheado de dicas e curiosidades a respeito das vintage safety razors. Assim, você vai descobrir que, às vezes, o resgate do passado é a melhor maneira de vivenciar o presente. Confira!

O que são as vintage safety razors?

O visual remete ao passado, mas a sua aplicação nunca foi tão atual. As vintage safety razors possuem uma angulação interessante de sua lâmina de barbear, comparado às navalhas retas, o que garante não apenas um processo mais liso e harmonioso, mas também mais segurança para você, evitando cortes indesejáveis ao longo do rosto.

Para isso, convém observar a sua composição — normalmente, um item com duas ou três peças, em que você desaparafusa a parte superior, posiciona a lâmina de barbear no suporte, e fixa novamente a peça. Um produto simples, fácil de manusear e que, somado à lâmina de sua preferência, reforça a qualidade desse ritual cada vez mais enraizado em nossos hábitos diários.

Elas funcionam tão bem quanto outros aparelhos?

Com certeza! E, definitivamente, ainda melhor do que muitos aparelhos no mercado. Como dissemos, as vintage safety razors foram idealizadas para garantir uma personalização única ao seu barbear — diferentemente, por exemplo, dos aparelhos descartáveis.

Dessa maneira, você adquire um produto pensado no homem moderno, e com modelos que permitem a acoplagem de lâminas únicas ou duplas — muito mais conveniência para o corte de pelos e sem irritar a pele ao longo do processo.

Onde encontrar as vintage safety razors?

A verdade é que você pode encontrar produtos novos, desenvolvidos pelas grandes marcas do setor, mas também apropriar-se de verdadeiras relíquias conservadas pelo tempo. No segundo caso, muitas barbearias se especializam nesse resgate de acessório do passado e fazem um belo trabalho de revitalização.

Inclusive, mais adiante neste post vamos dar umas dicas para você experimentar esse exercício, caso tenha uma ou mais vintage safety razors guardadas nas caixas de lembranças de sua família.

Pode usar qualquer tipo de lâmina de barbear?

Definitivamente! É importante, contudo, que você encontre vintage safety razors que se acoplem facilmente aos mais variados tipos de lâminas de barbear.

Aproveite e leia também: As 7 melhores lâminas de barbear para você!

Assim, você agrega mais versatilidade ao seu barbear e tem, à disposição, lâminas das mais variadas marcas e com as características mais distintas. Um diferencial e tanto para você experimentar os produtos conforme as suas experiências com as vintage safety razors evoluem.

Só as vintage safety razors é suficiente?

Para o homem que busca personalizar a sua experiência e trazer as sensações do passado mais vívidas no presente momento, as vintage safety razors se tornam, simplesmente, a primeira etapa da jornada.

Afinal de contas, muitos acessórios podem fazer toda a diferença para um barbear mais limpo, suave e envolto em boas lembranças, como:

Entre outros acessórios! Quer uma dica? Aproveite para conferir, depois, nosso artigo que orienta você a respeito dos itens mais essenciais para acompanhar as suas vintage safety razors!

Como limpar as vintage safety razors?

O processo é também simples. Água corrente, sabão neutro e uma simples escovinha ajudam a manter o brilho do produto e, ainda, garante que todos os folículos e partículas sejam removidos eficientemente.

Lembre-se, apenas, em ter muito cuidado com esse procedimento para não se cortar com a sua lâmina de barbear enquanto esfrega as vintage safety razors.

Como restaurar uma vintage safety razor?

Para quem já experimentou os modelos mais recentes do mercado e pretende, agora, dar um talento artesanal em aparelhos verdadeiramente antigos, o processo de restauração das vintage safety razors pode ser o ideal para você se aproximar ainda mais desse glorioso passado.

Abaixo, resgatamos um rápido passo a passo para você fazer em casa mesmo o procedimento, recuperando o brilho e a eficácia de navalhas usadas pelo seu pai e avô e, quem sabe, os antepassados deles também!

  • ferva água em uma panela e, em seguida, adicione as vintage safety razors ao líquido quente. O processo tem como principal objetivo higienizar a peça, mas também permite que sejam removidos alguns resíduos já incrustados sobre a navalha;
  • após finalizado o procedimento, retire a navalha e deixe-a esfriar naturalmente, apenas se atentando ao excesso de água no interior do aparelho;
  • agora, enxágue em água corrente, mais uma vez, e dê um acabamento com o auxílio de escovas com cerdas macias. Isso contribui para a remoção definitiva de qualquer resíduo que ainda se encontre na navalha;
  • submeta a navalha a uma imersão em óleo mineral e deixe-a por lá por, aproximadamente, dois ou três dias. Um processo necessário para devolver as propriedades originais do acessório;
  • novamente, sabão neutro, escova e água quente para remover o excesso de óleo e, em seguida, seque-a.

Pronto! Esse é, basicamente, o processo para restaurar as vintage safety razors. Só um adendo: caso o item tenha algumas marcas persistentes de ferrugem, você pode aplicar os produtos — caseiros ou comerciais — que melhor removam esse tipo de mancha.

Afinal de contas, produtos verdadeiramente vintages costumam carregar esse tipo de marcas do tempo. Mas nada difícil de resolver, ainda bem.

Por onde começar a busca por produtos de qualidade?

Agora que você já deve ter entendido quais são as características das vintage safety razors, e como você pode filtrar a sua pesquisa qualitativamente até encontrar o modelo ideal para as suas necessidades e objetivos. Assim, você vai descobrir que tudo aquilo necessário para um barbear clássico pode ser encontrado em nossa loja!

Confira nossos aparelhos e lâminas:

 

Deixe uma resposta