Hoje iremos falar sobre 4 dicas para barba falhada, e como lidar com este verdadeiro pesadelo que incomoda muitos homens.

A barba falhada pode ser um verdadeiro incomodo para quem deseja ostentar um visual farto de pelos. Algo que tende a ocorrer assim que os primeiros pelos surgem, mas que pode acompanhar ao longo da vida adulta também.

Só que, com a popularização dos serviços e produtos para cuidar do visual, essa situação deixou de ser um obstáculo e tem agregado mais versatilidade para quem tem pouco pelos sobre o rosto.

Com um pouco de cuidado, e um planejamento personalizado aos seus objetivos, características e necessidades, você pode tornar a barba falhada em um aliado do seu estilo, sabia?

Quer saber mais a respeito? Então, siga com a leitura deste post!

Por que algumas pessoas têm a barba falhada?

Não pense que você é o único com pouco volume de pelos faciais. Os efeitos da barba falhada são variados, como:

  • genética;
  • hormônios;
  • algum tipo de micose;
  • estresse.

Trata-se de um motivo até comum, e não deve ser levado com frustração por você.

Afinal de contas, é possível cuidar da barba para que ela cresça com mais vitalidade e de acordo com o seu estilo e perfil. Quer ver algumas dicas para barba falhada?

1. Cuide da barba falhada desde o início

A virtude mais comum que alguém com barba falhada deve ter é: paciência. Isso porque os espaços evidentes sobre o rosto podem ser preenchidos ao deixar a barba crescer por um tempo.

Eles desaparecem, simplesmente, quando o comprimento dos pelos e o volume passam a ser maiores. Assim, antes mesmo de irritar-se com o motivo qualquer que tenha deixado algumas falhas pelo caminho, o próprio tempo pode ser a solução para camuflar esses pequenos buracos.

Como resolver o problema?

Experimente deixar os pelos crescerem por algo em torno de 4 a 6 semanas. Isso ajuda a visualizar melhor quais pontos necessitam de mais atenção, e o que pode ser feito — com o auxílio da navalha — para que o próprio crescimento dos pelos passem a esconder os pontos mais espaçados.

Sem falar que você já pode dar um talento na saúde dos fios desde as primeiras semanas.

O nosso óleo pré-barba White Saville Row, por exemplo, é composto por uma série de óleos vegetais naturais, e tem a finalidade de preparar a barba para receber a lâmina de barbear.

Isso ajuda a diminuir eventuais irritações, além de hidratar a pele após o barbear e deixar um persistente aroma cuja inspiração é a rua Savile Row.

Caso você ainda não tenha ouvido falar nela, trata-se de uma das vias mais elegantes de Londres, e que também é conhecida como The Golden Mile of Tailoring, o berço do elegantíssimo smoking.

Isso tudo só para ajudar a situar você nesse contexto de fragrância marcante e ousada. Mas, existem também outras dicas que podem ajudar você nesse cultivo e na manutenção inicial:

  • experimente aplicar, duas vezes na semana, um esfoliante de rosto para evitar que cravos surjam e permitir que os poros permaneçam desobstruídos;
  • não use, em hipótese alguma, xampu para cabelos ou sabonete na sua barba. Cada pelo tem a sua característica e necessidade, e a sua barba tem personalidade demais para ser coadjuvante assim;
  • utilize também um balm hidratante, fundamental para a hidratação da pele e minimizar a coceira e irritação.

Outras dicas para barba falhada importante: consulte-se com um bom dermatologista. No geral, ele pode indicar o uso de medicamentos específicos — normalmente, à base de minoxidil.

Assim, por mais que você tenha a barba falhada, independentemente do motivo, essa consulta profissional pode trazer mais eficácia aos resultados esperados.

Agora que os cuidados iniciais foram inseridos na sua rotina, é importante avaliar os objetivos que você tem em mente ao cultivar a barba.

2. Encontre o seu estilo

Como adiantamos, a barba falhada pode ser usada em benefício da criação de um estilo único. Inclusive, por ser algo comum, saiba que você não está só nessa empreitada.

Um monte de celebridades, hoje em dia, assumiram a barba falhada e delinearam um estilo próprio, com um cuidado personalizado no cultivo dos pelos, como:

  • Keanu Reeves;
  • Johnny Depp;
  • Ashton Kutcher;
  • Chay Suede;
  • Ryan Gosling.

Existem muitas outras personalidades, inclusive, nacionais e internacionais. Como já havíamos adiantado: essa batalha, você não luta sozinho.

Como resolver?

Se conseguir, ignore que o seu amigo tem muito mais barba do que você. Foque, exclusivamente, nas suas características, objetivos e necessidades.

Ou seja: use a sua própria barba em seu favor, e converse com o seu barbeiro para discutir as melhores alternativas, como o bigode mais curto nas laterais, ou mesmo com as pontas mais avantajadas para dar o melhor contorno ao seu rosto.

Dessa maneira, você ganha em inspirações de duas fontes fundamentais para que a sua tomada de decisão venha coberta de razões, e nenhuma incerteza!

3. Comece a desenhar a barba

Depois daquele tempo de espera em que os pelos começam a despontar e mostrar por onde eles vão crescer, é hora de planejar o formato da barba.

Para isso, não há como escolher qualquer tipo de aparelho. Fuja dos descartáveis e das lâminas de procedência duvidosa, que só prejudicam a pele e não reproduzem um barbear rente à pele.

Como resolver?

Por sua vez, aproveite para dar uma conferida no blog post sobre Vintage Safety Razors, que resgata o manejo clássico com os aparelhos de barbear, mas com todas as qualidades contemporâneas para enriquecer o processo.

Convidamos você a conhecer o nosso aparelho de barbear safety razor Luxury Wood Chrome, que conta com encaixe para todos os tipos de lâminas de barbear de borda dupla disponíveis no mercado.

Detalhe para o seu design clássico, feito em madeira nobre e certificada, com detalhes cromados em sua extremidade. Tudo para um barbear rente e seguro e, assim, dar a você o desenho desejado com qualidade.

4. Saiba quais produtos usar para cuidar da barba falhada

Para finalizarmos as dicas de como cuidar da barba falhada, convém reforçar a importância dos produtos específicos para esse tipo de pelo.

Por meio deles, a pele é beneficiada, evitando tanto a coceira e irritação do barbear quanto a prevalência de cravos sobre os poros. Assim, os pelos crescem com mais saúde, brilho e resistência.

Quais produtos usar?

E aí vão alguns itens que não podem faltar na sua estante:

Uma combinação de qualidade para que a sua barba falhada deixe de ser um problema para você.

Diante do espelho, permita a composição de um estilo único, elegante e totalmente alinhado às suas características.

Agora é com você!

Viu como é possível usar as suas próprias características para criar um estilo único e alinhada à sua essência?

E agora que você já está ciente de que é possível usar a barba falhada para a construção de um estilo próprio, que tal considerar o uso de instrumentos de qualidade para isso?

Dessa maneira, convidamos você a dar uma conferida em outro artigo nosso, que explica como escolher uma lâmina de barbear para garantir o barbear perfeito!

Deixe uma resposta