Como cuidar da barba grisalha… os primeiros fios brancos são motivo de orgulho, o natural amadurecimento do corpo explícito em seus movimentos e expressões. No entanto, isso não significa que você deva desleixar agora com o visual. E, para isso, trouxemos para você algumas dicas sobre como cuidar da barba grisalha!

Afinal de contas, o charme e personalidade dos pelos grisalhos pode ser potencializado com uma série de cuidados. O que, por consequência, se converte em um estado de espírito jovial, com pelos brilhantes e muito bem conservados.

Quer ir além no seu visual e aprender como cuidar da barba grisalha? Então, não deixe de conferir todas as nossas dicas sobre o assunto!

Por que os pelos ficam brancos?

Todo fio do corpo é composto por uma raiz, cujas células (conhecidas como melanócitos) produzem a pigmentação natural dos pelos. São elas quem produzem, por exemplo, a melanina — a grande responsável pela coloração dos cabelos, barba, bigode e pelos). A lógica é simples: quanto mais melanina, mais escuros são os fios.

Entretanto, assim como ocorre com a produção de outras substâncias e hormônios, o envelhecimento também faz com que a produção de melanina seja gradualmente menor. Paralelamente a esse processo, os fios perdem a coloração e começam a despontar os primeiros fios — assim que um novo ciclo se inicia — brancos.

E, aí, entra o grande desespero de muitos homens: assumir ou disfarçar os pelos grisalhos?

  • Por que assumir os pelos brancos?

Primeiramente, porque trata-se de um processo natural do corpo. Evitar o surgimento dos pelos brancos é impossível, e homens que cuidam bem de si também têm a consciência de que essa é mais uma etapa da vida a ser celebrada e muito bem vivenciada.

Só que, além de assumi-los, é importante que você saiba como ter uma barba grisalha bem cuidada, já que o seu bem-estar e saúde independem da idade: você pode manter a barba volumosa, brilhante e macia.

Que tal descobrirmos, então, como você pode tomar a frente e aprender como cuidar da barba grisalha?

Quais são os principais métodos para cuidar da barba grisalha?

Sua aparência natural já é naturalmente bela, mas é possível potencializar toda a vitalidade dos fios, apresentando-os com uma dose extra de aprume, vigor e beleza.

Para tanto, você pode seguir diversos rituais cotidianos para garantir que você saiba como cuidar da barba grisalha e ter os melhores efeitos possíveis para você!

1. Cuide da sua alimentação

Somos o que comemos, já ouviu falar nisso? Pois é um clichê recheado de verdades, já que os nutrientes que consumimos são, também, aqueles que vão nos dar energia, contentamento e, claro, as substâncias fundamentais para a manutenção de nossa saúde — inclusive, para a sua barba.

Assim, para você entender como cuidar da barba grisalha, pense que a melanina é a principal proteína dos fios. Isso significa que você deve suplementar essa produção reduzida, em decorrência do seu amadurecimento.

Alguns alimentos que podem fazer a diferença para você:

  • fígado;
  • ovo;
  • queijo;
  • cenoura;
  • tomate;
  • laranja;
  • avelã.

Com esses alimentos nutritivos em sua dieta diária, fica mais fácil manter a vitalidade dos fios naturalmente, você vai ver!

Só que, além dos alimentos específicos, é importante observar quais vitaminas fazem toda a diferença para você, que deseja aprender como cuidar da barba grisalha. São eles:

  • vitamina A, que age diretamente na manutenção dos fios por conta do cuidado com a pele;
  • betacaroteno, uma substância fundamental para a produção de vitamina A e que, como vimos acima, pode melhorar o aspecto da pele e fortalecer os fios, por consequência;
  • vitamina C, que, junto da vitamina E, ajuda na produção de sebo sobre a pele. Isso ajuda a combater o envelhecimento celular, fortalecendo os fios e evitando que eles fiquem ressecados, quebradiços e que caiam com facilidade;
  • proteínas, considerando que a melanina — como dissemos — é a grande responsável por fortalecer os pelos do corpo. Assim, quando sua dieta inclui uma boa dose proteica, os fios são naturalmente lubrificados, tornando-se mais brilhantes, saudáveis e fortificados;
  • biotina e vitaminas B6 e B12, por fim, que são excelentes auxiliares do nosso metabolismo, consolidando uma produção mais consistente de proteínas para toda as funções orgânicas — inclusive, minimizando a queda capilar, que é muito comum à medida que avançamos com o tempo.

Além dos benefícios imediatos para você entender como cuidar da barba grisalha, esses nutrientes, em geral, também promovem a qualidade de vida e ajudam a minimizar os efeitos do estresse, por exemplo, que é um grande vilão do envelhecimento de qualidade.

Viu como uma boa alimentação é o diferencial para o seu amadurecimento qualitativo, e também do fortalecimento da sua barba grisalha?

2. Descubra produtos para cuidar da barba grisalha

Existem produtos específicos para o cuidado da barba. Um deles é o hidratante, que permite a nutrição dos pelos e, assim, fortalecendo-os para que cresçam e se renovem com qualidade.

Só que vale o aviso: como os homens possuem distinções quanto à coloração e o volume e espessura dos fios, convém identificar quais produtos têm tudo a ver com as suas necessidades, características e objetivos.

óleo hidratante para a barba

Avaliação 5.00 de 5
R$159,00

3. Aprenda como cuidar da barba grisalha evitando o aspecto amarelado

Já reparou como algumas barbas grisalhas ou inteiramente brancas assumem, com o tempo, um visual amarelado, como se manchas se espalhassem pelos fios?

Pois então, esse é um efeito negativo de quem começa a perder a produção de melanina no corpo. Especialmente, quando os seus hábitos interferem na saúde dos fios. É o caso, por exemplo, do tabagismo — a toxicidade da fumaça contribui para isso.

Além disso, ingredientes coloridos — artificialmente ou não —, como o molho de macarrão, causam esse impacto nos pelos se você não trata-os adequadamente.

Por onde começar?

Agora que você já deve ter entendido como cuidar da barba grisalha, deixamos os passos seguintes com você! Mude os hábitos, a alimentação e identifique, no mercado, as melhores opções para dar um talento incrível na vitalidade e beleza dos seus fios!

E, se ainda não sabe por onde começar, aproveite para visitar nossa loja virtual e escolha seu vintage safety razors e surpreenda-se com as opções que selecionamos especialmente para você!

SAFETY RAZOR

Avaliação 5.00 de 5
R$219,00

Deixe uma resposta